segunda-feira, 11 de abril de 2011

Vacina contra a nicotina já em 2013

Uma das melhores notícias dos últimos tempos, quanto a mim. Os EUA não param de me surpreender, mais concretamente Nova Iorque. Depois de aprovar a lei que proíbe fumar nos parques, praias e outros lugares públicos ao ar livre (Central Park e Times Square incluídas), o Instituto Nacional sobre o Abuso de Drogas (NIDA) dos EUA anunciou a comercialização para o próximo ano de uma vacina contra a nicotina que poderá chegar à Europa um ano depois, em 2013, conforme adianta a imprensa espanhola.

Apenas estão à espera que saiam os resultados dos estudos mais recentes para avaliar a eficácia do composto cujos ensaios clínicos anteriores deram "resultados muito favoráveis", adiantou o director clínico do NIDA, Iván Montoya.

Atenção. A vacina será terapêutica e não preventiva. Ou seja, se mesmo com a vacina o paciente decidir continuar a fumar sofrerá das mesmas doenças pulmonares, cardiovasculares e oncológicas associadas ao consumo do tabaco.

Os fumadores podem assim ter uma ajuda para pararem com o vício da nicotina e acabar com o tabagismo, um dos maiores causadores de doenças no mundo. A vacina actua de maneira a que os fumadores deixem de sentir bem-estar a fumar, criando uma espécie de barreira molecular no organismo.

Mais boas notícias

Mas as boas notícias não ficam por aqui. Os investigadores estão a proceder igualmente à criação de uma vacina contra a cocaína. Porém, a investigação ainda não está tão avançada como na do tabaco.

A vacina contra a nicotina consta de cinco injecções a administrar ao longo de seis meses. A terapêutica será acompanhada de apoio psicológico para motivar os pacientes. Alguns dos pacientes sofreram recaídas mas mais de 40% dos pacientes nos EUA não voltaram ao vício.

Sem comentários:

Enviar um comentário