quarta-feira, 13 de abril de 2011

Lusa despede jornalista por se recusar a "inventar" uma notícia

A jornalista Sofia Branco, que ocupava o cargo de editora da noite na agência Lusa, foi demitida por se ter recusado a escrever uma frase do primeiro-ministro, que lhe estava a ser ditada ao telefone por um assessor de José Sócrates. Até aqui, tudo bem. O problema é que a frase foi "oferecida" pelo assessor 24 horas antes de ser dita pelo primeiro-ministro.



Este atentado à credibilidade jornalística ocorreu a 18 de Fevereiro deste ano, mas só foi noticiado hoje no Correio da Manhã, com base num comunicado do Conselho de Redacção da Lusa, que vai apresentar o caso de demissão à Entidade Reguladora para a Comunicação Social e ao Conselho Deontológico do Sindicato dos Jornalistas.

Sofia Branco recusou escrever ou editar uma notícia sobre a reacção do primeiro-ministro às declarações do presidente do grupo Jerónimo Martins. Um assessor de Sócrates contactou a agência, atribuindo-lhe a declaração "não basta ser rico para ser bem-educado", uma frase que o primeiro-ministro diria no dia seguinte a vários jornalistas. A direcção de Informação alega que a jornalista foi demitida por "quebra de confiança".

"Teria eu feito o que ela fez sabendo que arriscaria o meu emprego?", é a questão que se impõe, numa altura tão difícil para os jornalistas. Acreditemos que sim, mas, ainda assim, é de louvar a atitude da jornalista. É bom saber que ainda há profissionais assim, com amor à camisola.

Sem comentários:

Enviar um comentário